Absalon

A obra de Absalon é um manifesto poderoso de solidão, de confinamento no ser como defesa perante um mundo que parece não oferecer nada além de espaços de superexposição e de publicidade: um mundo exclusivamente público, que não deixa nada para a intimidade, para o ser em si mesmo.

 

Alejandro Cesarco

Índice (uma leitura) aborda timidamente a ideia do que constitui um índice, qual a sua relação com a leitura, a escrita, a memória, a história e o esquecimento.

 

Alfredo Cortina

Alfredo Cortina fotografou uma única modelo durante toda sua carreira: a esposa dele.

 

Ali Kazma

Taxidermist [Taxidermista] (2010) leva adiante essa pesquisa com uma reflexão sobre o processo de embalsamação. A história dessa técnica é muito rica e fascinante e nela podemos encontrar nossa relação geralmente confusa e contraditória com a morte, bem como, obviamente, com seu oposto, a vida. - “Ali Kazma Solo Show at Francesca Minini, Milan”, C24 Gallery (site)

 

Allan Kaprow

Em pares, pessoas são convidadas a participar de uma das mais de quarenta ações propostas por Allan Kaprow. Nesta, devem monitorar e modificar a pulsação e a respiração do seu companheiro: durante repouso e após exercício, segurando a respiração e expirando, fazendo respiração boca a boca durante um minuto ou expirando em sacos de plástico para trocar seu ar com o do parceiro. O artista se interessa pelo sentimento das pessoas, pelo que cada um sente ao se colocar em uma situação inusitada.

 

Anna Oppermann

Em algum lugar deste mundo, a complexidade ainda deve ser avaliada. É impossível atacar um problema sem levar em consideração que cada problema está ligado a outras áreas de problemas. - Anna Oppermann, Ensembles 1968-1992

 

Arthur Bispo do Rosário

Não sou artista. Sou orientado pelas vozes para fazer desta maneira.

 

Athanasios Argianas

Sou também um músico. “Exponho” a música que é feita para funcionar como uma espécie de texto, para ser mostrada, em vez de ser escutada em casa. - Athanasios Argianas

 

August Sander

A imagem do estudante alemão típico faz parte do livro Face of Our Time (1929). As diversas classes sociais e profissões são representadas a partir das imagens específicas de seus personagens, criando um panorama da sociedade alemã. O livro, assim como outras imagens deste fotografo, foi censurado pelo regime nazista."

 

Bas Jan Ader

Quero fazer uma peça em que vou até os Alpes e converso com uma montanha. A montanha falará de coisas que são necessárias e sempre verdadeiras, e falarei de coisas que são verdadeiras às vezes,acidentalmente. - Bas Jan Ader

 

Benet Rossell

Entrei em contato com linguagens cujos códigos me eram inteiramente desconhecidos, linguagens sem códigos para mim. Achei-as fascinantes e era muito provável que fossem a origem da linguagem que venho cultivando ao longo de minha trajetória artística, que vem de uma multiplicidade de signos, ícones, micrografias, caligramas ou benigramas sem código, irrepetida e irrepetível. - Benet Rossell

 

Bernard Frize

Em princípio, posso dizer que se estou fazendo pinturas, então tenho de me aproximar o máximo possível do que os materiais e seus usos me sugerem. E tentar dizer o que eles me permitem fazer. - Bernard Frize

 

Bernardo Ortiz

Pode-se dizer que há uma escrita sobre a arte, uma escrita da arte, uma escrita na arte, uma escrita diante da arte ou uma escrita sob a arte. Mas também pode-se dizer que há uma arte sobre a escrita, uma arte da escrita, uma arte na escrita, uma arte diante da escrita ou uma arte sob a escrita. - Bernardo Ortiz

 

Bruno Munari

Normalmente, quando se pensa em livros o que vem à cabeça são textos, de vários gêneros: literário, filosófico, histórico, ensaístico etc., impressos sobre as páginas. Pouco interesse se tem pelo papel, pela encadernação, pela cor da tinta, por todos os elementos com que se realiza o livro como objeto. […] O objetivo dessa experimentação foi verificar se é possível utilizar como linguagem visual o material com que se faz um livro. - Bruno Munari, "Das coisas nascem as coisas

 

Charlotte Posenenske

Faço séries porque não quero fazer peças únicas para indivíduos, a fim de ter elementos combináveis dentro de um sistema, de fazer algo que seja repetível, objetivo, e porque isso é econômico. - Charlotte Posenenske, "Statement"

 

Christian Vinck

Dizem que a pintura é de outra época, mas para mim a pintura é infinita e nunca deixa de me assombrar. […] Pintar para lançar relatos, como fazer pinturas do Velho Oeste para recordar histórias esquecidas. - Christian Vinck

 

Ciudad Abierta

Esta obra é baseada na praça da água em frente às torres, uma obra de aproximadamente 40 × 40 m; para o ato poético, foram elevados globos e lençóis de advertência sobre a verticalidade, junto com a leitura de um poema. - Ciudad Abierta, "Torres del agua"

 

Daniel Steegmann Mangrané

Um projetor de slides, localizado à distância da parede falsa, ilumina a imagem por trás, tornando a floresta profunda e atraente.

 

Dave Hullfish Bailey

Situada em uma tosca choupana sob uma grande árvore de palo verde, [a biblioteca] é composta de livros abandonados por um público que, em grande parte, também o foi. - Dave Hullfish Bailey, "What’s Left"

 

David Moreno

Só posso dizer que quando alguém deseja saber algo, esse algo sempre parece fora de alcance (e com o tempo pode ou não ser entendido). Minhas imagens beiram o absurdo porque esta parece ser a única maneira de representar um estado de querer saber. - David Moreno

 

Edi Hirose

Sua obra é um registro do que viveu, um testemunho de sua experiência nas comunidades em que convive.

 

Eduardo Berliner

"A pintura requer uma temporalidade diferente do ritmo efêmero das imagens difundidas através da mídia. O processo da pintura pede um outro tempo, tanto daquele que pinta, quanto daquele que observa o trabalho. No meu caso, a pintura me ajuda a estabelecer uma relação primordial com a fisicalidade do mundo. - Eduardo Berliner

 

Eduardo Stupía

Naturalmente, a linha é a primeira, depois a textura, a bidimensionalidade do plano em linha, a mancha entendida não como matéria, mas como contraste. - Eduardo Stupía

 

Elaine Reichek

"A linha é como o fio que Ariadne deu a Teseu antes de sua entrada nos misteriosos recônditos do labirinto: é o que nos guia em nosso encontro com o labirinto todo à nossa volta. Sem a linha estaríamos instantaneamente perdidos, nunca mais encontraríamos nosso caminho para fora da confusão. Sigamos a linha para onde ela nos levar – talvez até algo concreto e preciso, talvez para o subconsciente, a terra da fantasia. - Georg Grosz

 

Fernand Deligny

Não tenho a intenção de educar ninguém, só a intenção de criar as circunstâncias favoráveis para que se saiam bem e para que vivam. - Fernand Deligny

 

f. marquespenteado

Estou interessado em como as percepções da masculinidade e estigmas em torno das performances masculinas se convertem em patrimônios visuais. Também estou ávido por localizar ideias de bem e mal envolvendo o corpo masculino. - f. marquespenteado, "Writings", V22 Collection (site)

 

Fernando Ortega

Seus trabalhos baseiam-se em circunstâncias fortuitas e aparentemente inconsequentes; situações efêmeras capazes de transpor buscas intelectuais com poderosas experiências sensoriais. - “Fernando Ortega”, Lisson Gallery (site)

 

Franz Erhard Walther

Cada um que participe de alguma maneira deve ser responsável pelo trabalho – sem sua atividade nada seria criado. - Franz Erhard Walther

 

Franz Mon

A poesia concreta para mim é poesia de princípios, há um princípio que você inventa e depois o realiza, aconteça o que acontecer. - Franz Mon

 

Frédéric Bruly Bouabré

Tudo o que vejo, desenho. Meu pai me disse que eu devia ser um observador. A escrita imortaliza, luta contra o esquecimento. - Frédéric Bruly Bouabré, The Universalist

 

Geco

Mais tarde ela passou a experimentar a conversão de planos em formas tridimensionais, explorando desenho, aquarela, gravação, colagem e escultura e sua integração em espaços arquitetônicos em provocação às convenções artísticas. - Gustavo Navarro-Castro, Grove Art Online

 

Hans Eijkelboom

O trabalho de Hans consiste de ações cotidianas muito simples, desde a espera de um telefone tocar até uma troca de olhares.

 

Hans-Peter Feldmann

Feldmann evita explicitamente transformar a arte em comentário. Tudo é permitido e a quantidade apenas gera mais quantidade. De modo lacônico e eufórico sua arte constantemente declara: “Tudo isso está lá fora”. A incorporação do banal à arte por Feldmann é totalmente isenta de bravata ou grandiloquência argumentativas. - Catrin Lorch, “Hans-Peter Feldmann”, Issue 76

 

Hayley Tompkins

Conteúdo é algo previamente visto, pensado, sentido, imaginado, que depois é reconstruído ou reimaginado. Faço esses objetos para me enredar na realidade e para expressar dúvida positiva. A pintura é sempre um substituto. É feita para ser vista e é consciente. Tem seu próprio mecanismo embutido para medir o tempo. - Hayley Tompkins

 

Helen Mirra

As impressões diretas de materiais paradigmáticos apanhados no caminho são registros direcionais horários feitos no curso de um único dia de caminhada, no rumo da minha trilha. Os trabalhos resultantes não são determinados por sua localização geográfica, nem fotográficos ou descritivos, mas mesmo assim uma espécie insistente de fato. - “Field Index 3”, Galerie Nordenhake (site)

 

Horst Ademeit

Ele também voltou seu enfoque ao imediatamente disponível: objetos cotidianos, notícias e confinamentos. Além disso, o trabalho de Ademeit envolve a mais obscura tentativa de registrar o que chamava de “raios frios” e radiação invisível. Mas como documentar uma ideia de medo de algo inapreensível? No caso de Ademeit, a solução significava combinar visuais e conteúdo intelectual. - Stephanie Buhmann, “Mystique and Conspiracy: the Polaroids of Horst Ademeit”

 

Ian Hamilton Finlay

O que acontece é que eu sentia que o caminho que eu havia traçado não poderia mais ser seguido. Era um grande mistério para mim – por que sentia que não poderia juntar as palavras do jeito que estava habituado a fazer –, mas eu achava que devia ter alguma outra maneira de juntar as palavras e isso, para mim, era a poesia concreta. Ian Hamilton Finlay

 

Iñaki Bonillas

Em Dias de campo, Iñaki Bonillas apresenta vinte fotografias do arquivo J. R. Plaza, herdado de seu avô. As imagens da família se reunindo ao ar livre são recortadas, separando os personagens do espaço em que se encontram. Através de um procedimento técnico, Bonillas põe em questão o rompimento com as tradições, com os modos de vida e com a relação com a natureza.

 

Jerry B. Martin

Fotografias das performances realizadas pelos artistas do movimento acionista vienense, impressas com caracteres tipográficos, fazem parte da obra - Ressurreição da carne, I.3.

 

Jiří Kovanda

As ações de Jiří Kovanda em espaços públicos são tão sutis que podem passar despercebidas aos passantes. Seu verdadeiro público é o espectador que vê os registros das ações em espaços expositivos.

 

John Zurier

Penso que o pintor japonês Ike No Taiga (1723-76) estava certo: o mais difícil de realizar na pintura é criar um espaço onde absolutamente nada tenha sido pintado. - John Zurier

 

José Arnaud-Bello

O método criado por Arnaud, a observação e adaptação da natureza, produziu Trabalhos no leito do rio, uma série de projetos em que algumas pedras de rio são reacomodadas, adaptadas, transformadas, recebem intervenções de frases, são marcadas, medidas, estudadas, registradas em fotos e em seguida devolvidas ao rio.

 

Juan Luis Martínez

Os pássaros cantam em passarístico, Mas os escutamos em espanhol. (O espanhol é uma língua opaca, com um grande número de palavras fantasmas; o passarístico é uma língua transparente e sem palavras) […] A língua dos pássaros é uma língua de signos transparentes em busca da transparência dispersa de algum significado. - Juan Luis Martíne

 

Jutta Koether

Aquilo por que me empenhava era uma sinergia entre as superfícies, o conteúdo dos quadros e uma arquitetura de exposição que atraíam e integravam o espectador. - Jutta Koether

 

Kirsten Pieroth

Em geral, tendo a trabalhar com as implicações culturais de objetos prefabricados e como esses objetos se transformam quando são desviados de sua destinação usual. Eu altero o contexto e a estrutura existentes e, geralmente, a obra mantém sua identidade original. Essa leituras múltiplas do que a obra representa coexistem, ou melhor, têm existência paralela. - Kirsten Pieroth"

 

Kriwet

Para mim, a linguagem não é desculpa nenhuma para a forma. Originalmente eu era um escritor e talvez seja mais escritor hoje do que naquela época, porque realmente utilizo a escrita e não apenas anoto coisas em um livro. - Kriwet, "Kriwet: Yester’n’Today"

 

Marcelo Coutinho

Arra. pron. pess. da 1ª pessoa singular. 1. algo de funcionamento intenso destinado a reter e reconduzir as várias retenções e reconduções vindas de outros algos. 2. algo que balbucia através de outro algo que também balbucia. 3. algo que é fruto de uma matriz perdida, e que, por sua vez, será uma matriz perdida para outro algo. - Marcelo Coutinho, “Arra”

 

Mark Morrisroe

As fotografias de Mark Morrisroe são como crônicas de seu dia a dia.

 

Maryanne Amacher

Minha esperança é que a divisão que existe hoje entre esses dois mundos – o da linguagem musical e o do som ambiente – um dia desapareça. - Maryanne Amacher

 

Meris Angioletti

Voltei devido a pesquisas que venho realizando sobre transcrição/medição da atividade cerebral durante o sono. O Finnegans Wake relata o sono de alguém – o processo de ancorar a consciência adormecida, seguir seus ciclos e, se possível, sua linguagem. - Meris Angioletti

 

Michael Aubry

Michel Aubry funda seu trabalho na decifração e interpretação de formas e motivos. Nesse sentido, certos objetos (uma mesa, uma cadeira, uma peça de vestuário) equipados com juncos podem tornar-se esculturas ‘convincentes’. Seu repertório é ainda enriquecido por um interesse em vestuário militar dos vários exércitos do mundo, particularmente a camuflagem, cujos motivos interceptam a história da pintura. - “Michel Aubry”, Le Quartier, Centre d’art contemporain de Quimper (site)

 

Moris

As instalações de Moris dialogam com as formas de sobrevivência nas grandes cidades. São colagens que envolvem os vestígios dos habitantes, o que resta das relações e dos usos do espaço urbano."

 

Nicolás Paris

Creio que na arte, e sobretudo na arte contemporânea, cabe tudo. Todas as minhas experiências em salas de aula, mais que gerar resultados, potencializavam processos. Encontrei na arte uma área na qual podia enlaçar todos os meus interesses. - Nicolás Paris

 

A arte está sem todo lugar. Tanto ela está que o artista não vai “beber” dentro da galeria, apenas. O artista acha as coisas por aí, na vida. Resta perceber isso, de maneira radical, e tentar usar a favor. - Mariana Trevas (org.), Nino Cais: poemas e canções

 

Odires Mlászho

A natureza das imagens utilizadas pelo amplo espectro de linguagens que as mídias contemporâneas utilizam sugerem, igualmente, uma ampla oportunidade de intervenções, e, assim, me valendo da vastidão deste universo inusitado e em expansão, atuo de variadas maneiras o que, para um artista, é a oportunidade mais nobre de desenvolver incontáveis modos de criar. - “Odires Mlászho”, Galeria Vermelho (site)

 

Olivier Nottellet

Eu detesto ilusão de óptica. Não há ilusões em meu trabalho – muito pelo contrário. Tudo é mostrado. Tudo está ali diante de nossos olhos. - Olivier Nottellet

 

Pablo Pijnappel

Pablo costumava ir ao cinema com seus pais quando pequeno. Sempre chegavam atrasados para a sessão, o que fez com que se habituasse a inventar a primeira parte dos filmes. A narrativa inventada viria a se confirmar ou não quando, após o fim da sessão, assistia o início do filme. Em sua obra, narrativas pessoais se misturam a outras, sejam ficcionais ou não.

 

PPPP (Productos Peruanos Para Pensar)

Obra de Alberto Casari e Alfredo Covarrubias, seu heterônimo pintor.

 

Ricardo Basbaum

O artista contemporâneo rompe as linhas que vão diretamente deles para nós, tornando essa conexão complexa, isto é, enfatizando entre suas características o fluxo contínuo entre indivíduos, grupos, coletivos e instituições – indo e vindo de um para outro, desempenhando papéis simultâneos e ocupando mais de uma posição ao mesmo tempo. - Ricardo Basbaum, Diferenças entre nós e eles

 

Robert Filliou

Arte é o que faz a vida mais bela que a arte. - Robert Filliou

 

Roberto Obregón

A rosa é uma rosa é uma rosa é uma rosa. - Gertrude Stein

 

Rodrigo Braga

As imagens da série Desejo Eremita (2009) partem de uma residência realizada pelo artista no sertão pernambucano, a cerca de 400 km de Recife. Afastado do ritmo e das demandas da vida na cidade, criou uma rotina particular nesse novo ambiente, em contato íntimo e criativo com a natureza, realizando performances que se aproximam de rituais.

 

Runo Lagomarsino

Parte da obra Contratiempos [Contratempos] (2009-10). Em uma fissura no chão da marquise do parque Ibirapuera, Lagomarsino encontra semelhanças com a linha que define o território sul-americano.

 

Saul Fletcher

Toda bicicleta que tive foi feita de três ou quatro bicicletas que eu juntava para fazer uma boa, por isso imagino que é isso que faço no trabalho. Uso tudo que estiver à mão, tentando fazer algo bom de algo ruim. Não gosto de nada que seja novo ou limpo. - Saul Fletcher

 

Sheila Hicks

Encontrei minha voz e chão em meu trabalhinho. Ele me possibilitou construir pontes entre arte, design, arquitetura e artes decorativas. - Sheila Hicks, Sheila Hicks: Weaving as Metaphor

 

Sigurdur Gudmundsson

Os trabalhos fotográficos de Gudmundsson constroem certa visão poética e filosófica e retratam a existência humana de forma humorística e pungente como parte da natureza. - “Horizontal Thoughts”, Sub rosa (site)

 

Tehching Hsieh

Uma vez terminado meu trabalho, eu me separo dele. A arte tem sua própria vida. O documento da arte é um rastro graças ao qual você pode abordar meu trabalho, mas ele não é igual à arte em si mesma. O público usará sua própria experiência e imaginação para abordar meu trabalho. - Tehching Hsieh

 

Thiago Carneiro da Cunha

Eu acho que geralmente quero tentar dizer o máximo de coisas ao mesmo tempo. [...] acho que esse é um dos motivos da referência a objetos místicos que existem nos macacos, caveiras e nas pranchas/totens. Eu queria tentar chegar a objetos que funcionassem com aqueles amuletos. - Tiago Carneiro da Cunha, Minha contribuição para a cultura e a natureza! 2000/2007

 

Waldemar Cordeiro

Em 1961, Waldemar Cordeiro apresentou o projeto paisagístico para o clube-parque Esperia de São Paulo.

 

Xu Bing

Cinco paisagens de Xu Bing foram expostas junto a desenhos de alunos das escolas primárias do Quênia, que participaram de uma série de workshops ministrados pelo artista. O projeto Forest,de caráter social, educativo e artístico, gera fundos que são destinados à preservação do ecossistema do parque Nacional Mount, Quênia.

 

Yuki Kimura

"Por que estou viva aqui e agora?" é a pergunta que orienta o trabalho de Yuki Kimura. Seu trabalho conta com circunstâncias fortuitas e aparentemente inconsequentes, situações efêmeras capazes de ligar buscas intelectuais a experiências intensamente poderosas.