O Jogo

img-cinza

Constelações são conjuntos de estrelas próximas umas às outras. Foram criadas por astrônomos que, ao observar o céu noturno, perceberam que, traçando linhas imaginárias entre as estrelas, criavam os mais variados desenhos. O que você vê quando olha para o céu em uma noite estrelada? Em diversos lugares as coisas são organizadas a partir de um determinado critério. Nas bibliotecas, por exemplo, os livros costumam ser dispostos por assuntos e autores; nas escolas, as classes são divididas por idade. Nós mesmos, quando temos uma coleção, inventamos um motivo e uma forma especial para organizá-la. Que outras coisas podemos agrupar?

Na 30ª Bienal – A iminência das poéticas, a curadoria pensou em constelações, nas quais as obras de artistas se relacionam de alguma maneira. Sua disposição no espaço, a proximidade ou distância entre as obras nos ajudam a perceber novos aspectos dos trabalho, suas semelhanças ou diferenças. Quando nos deparamos com uma obra de arte, às vezes, pensamos sobre a forma como lidamos com as palavras no nosso dia a dia, sobre as coisas que sentimos e acreditamos. Podemos também pensar por que guardamos coisas de um jeito ou de outro, pensar se o significado delas se transforma quando mudam de lugar. Talvez ao observarmos algumas obras, nos lembremos de quando andamos e começamos a observar o mundo a nossa volta, de quando festejamos e comemoramos algo. Algumas constelações nos levam a refletir sobre o que vemos quando parece que não há “nada” para ver ou sobre o que acontece cada vez que deixamos que algo aconteça. Existem tantas formas de juntar artistas quanto de fazer desenhos com as estrelas. Que tal criar a sua própria constelação com obras de artista da 30ª Bienal – A iminência das poéticas?

Você está convidado a criar sua própria constelação, publicá-la em mídias sociais, mostrar a seus amigos e descobrir constelações criadas por muitas outras pessoas.